sexta-feira, 4 de novembro de 2016Valor: Construtoras enfrentam piora na qualidade do crédito, diz Fitch“Este pior ambiente não deve melhorar em 2016 enquanto o desempenho e as taxa de juros permanecerem altos, em meio a uma atividade econômica em níveis fracos e com restrições de crédito para os compradores”
As construtoras brasileiras têm enfrentado uma deterioração na qualidade do crédito, diante de uma variedade de fatores que não devem trazer alívio até o fim do ano, afirma a agência de classificação de risco Fitch Ratings.
“Este pior ambiente não deve melhorar em 2016 enquanto o desempenho e as taxa de juros permanecerem altos, em meio a uma atividade econômica em níveis fracos e com restrições de crédito para os compradores”, diz Fernanda Rezende, diretora da agência de risco, em relatório.
Segundo a avaliação, os cancelamentos de vendas continuam a aumentar, “prejudicando materialmente” os fluxos de caixa das construtoras. Até 30 de junho deste ano, os cancelamentos de vendas no portfólio de análise da Fitch atingiram R$ 3,3 bilhões e devem permanecer elevados em 2017.
O valor de mercado estimado das carteiras das empresas permaneceu historicamente alto, em R$ 22 bilhões ao fim de junho, conforme a revenda de unidades continua difícil para as construtoras.
Além disso, os fluxos de caixa devem se manter sob pressão neste ano, devido à fraca demanda, menores margens operacionais, grande número de cancelamentos e altas taxas de juros. Em junho, somente duas construtoras reportaram fluxo de caixa operacional positivo, enquanto a queima de caixa seguiu alta para a maioria das empresas.
(Valor Online - Empresas - 31/10/2016)
|
Total de notícias: 0 |
|